sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TRABALHO DE ANÁLISE DE FOTOS DE SEBASTIÃO SALGADO

Estas fotos fazem parte do livro Trabalhadores, publicado no Brasil em 1977, 4 anos após sua publicação no exterior. O livro reúne 350 fotos de trabalhadores ao redor do mundo.
A primeira imagem nos parece um grande formigueiro em movimento. Dá a idéia de uma linha de produção de uma grande fábrica automatizada. As rotas de subida e descida parecem como grandes “rodovias expressas”. A organização do trabalho parece perfeita. No detalhe, percebe-se a existência de estrutura de madeira como se fosse uma grande escada por onde os trabalhadores se fixavam à terra, carregando sob as costas os sacos de terra a serem explorados.
Apesar do esforço físico, da terra molhada, da grande aglomeração de homens trabalhando, a beleza da foto está contida na força do trabalho (tema principal do livro) e bem reflete esta ação. De um ambiente onde nada poderia ser avaliado como bonito se encontra a beleza expressada na simetria e na proximidade dos trabalhadores. Na força do trabalho, na união e na coordenação ordenada das ações.

SÉRIE REFUGIADOS.....

A profundidade do olhar e os traços marcantes da fisionomia nos obrigam a PARAR, PENSAR e REFLETIR. O desespero expressado pelas mãos secas, sujas, demasiadamente grandes, coladas à cabeça na segunda foto, dá a sensação de uma pessoa em pânico, desespero, no limite de suas forças vitais. E, mais uma vez, do trágico e triste, através da análise crítica, a beleza da expressão que diz todas as palavras não ditas. Que clama, berra aos nossos ouvidos todas as injustiças. Vale ainda ressaltar o contraste da primeira foto que tem o fundo completamente preto, destacando-se a silhueta da face e das mãos, mais uma vez com grande força de expressão. As mãos se equilibram no vazio, uma apoiada à face, outra provavelmente ao corpo. Mãos rústicas, ásperas, sujas e no entanto belas. Toda a força de expressão, toda a beleza está contida no seu olhar direto, que nos questiona, que nos obriga mais uma vez a refletir profundamente sobre a existência humana. Um olhar que incomoda, que vai além do nosso campo visual. Toca no fundo do coração e da alma.


REFUGIADOS, ETIÓPIA....

A força do olhar da mulher que carrega seu filho junto ao corpo e que suplica por dignidade, direitos civis básicos como água, comida, casa.... e na segunda foto percebo o reforço das idéias acima apresentadas através do fato de analisar as pessoas caminhando pelo campo (deserto), reforçando todo este sentimento pela presença no primeiro plano da criança que não sorri, que não brinca, que não OLHA. Não há expressão de vida, de viço. A amplitude ao fundo reforça o sentimento de exaustão após a travessia do vasto deserto, que com seu vento provavelmente forte, castiga os corpos fracos e exauridos.


Fotos: Sebastião Salgado



























PORTUGAL ENCANTADOR



Farol da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental.

O Porto - Vila Nova de Gaia de um lado do rio e O Porto do outro lado.
Um ótimo lugar para passar vários dias.
Provar todos os vinhos, passear....
Vista de Lisboa, da colina do Castelo de São Jorge.

São Pedro de Penaferrim, Sintra. Parece um mini-mundo.


Convento de Cristo, datado do ano 900 (aproximadamente).




















O encontro do Rio D'Ouro com o Oceano Atlântico. Foto tirada do pátio da Igreja de Santa Luzia.







































































PARQUE NACIONAL DA PENEDA, PORTUGAL - UM LUGAR IMPERDÍVEL - TODO ESFORÇO VALE POR TANTA BELEZA.






Peneda, Parque Nacional da Peneda, Igreja de Nossa Senhora da Peneda.
Um lugar mágico e místico.


































































































ESPANHA

O Palácio Real. Pátio frontal.
Toledo na Semana Santa. Todas as ruas enfeitadas com muitas flores, velas, perfumes... Plazza Mayor, um grande ponto de encontro no coração de Madrid. Muitos restaurantes, lojas de artesanato, lembranças, bares, apartamentos............ tem tudo por aí!
Ávila, terra de Santa Tereza D'Avila, uma cidade linda, inesquecível. É toda ela rodeada pelas muralhas. É um passeio imperdível..... Um local lindo e santo.

FINALMENTE, PARIS!!!!!

A torre Eiffel é realmente muito imponente. O grande destaque de Paris e referência mundial para a cidade. Existem elevadores que levam as pessoas até o topo e são 3 estágios de parada. No topo, você pode ver a direção geográfica de vários países, com informações sobre a bandeira do país e a distância em relação à torre.



Abaixo, a Catedral de Notre Dame. Detalhe para os profetas em miniatura na fachada. O trabalho arquitetônico é muito bem feito. É uma obra e tanto.


Abaixo, o verdadeiro Pensador, Museu
Rodin. Um lugar muito bonito para se
e descansar, tomar um café.....







Acima, pátio do Louvre, lado oposto à Piramide. Para visitar o Louvre com calma é preciso no mínimo uns 3 dias.
A Catedral de Sacre Coeur, na colina mais alta da cidade, e também um grande monumento. As escadarias são íngremes e bem altas. Há um plano inclinado mas vale fazer o esforço da subida à pé.
Há muita música e turistas de todo o mundo.

O Rio Sena é um deslumbre.
Passear de barco então por ele é algo indescritível.
Se o passeio for à noite, acompanhado de um bom vinho, uma boa companhia, será muito melhor ainda.
O rio corta toda a cidade, é BEM LIMPO e bonito. A água tem um tom muito bonito de verde esmeralda.
Existem várias pontes cruzando o Rio e os turistas ficam passeando de um lado para o outro.