segunda-feira, 25 de junho de 2012

Reflexão sobre a aplicação do projeto Paisagismo na Escola


                                    


Durante a realização do projeto, várias foram as emoções e os sentimentos vividos em cada uma de suas etapas.
Em primeiro lugar, a expectativa e ansiedade estavam muito elevadas, por conta das inseguranças na obtenção dos resultados desejados. Na minha cabeça e nas dos alunos também, tínhamos só perguntas: Será que daremos conta do recado?  Será que conseguiremos mobilizar os alunos?  Será que o resultado será positivo?   Elas eram tantas e tão permanentes que se tornam inquietantes... Mas, elas foram em breve substituídas por outros e novos sentimentos.
Logo em seguida surgiu a excitação quando o projeto teve início, começando pela escolha do ambiente, seleção dos materiais e por ver o trabalho sendo começado, dando seus primeiros passos, se concretizando diante de nossos olhos. Foi uma excitação muito gostosa e nos deu ânimo e forças para as etapas seguintes. Foi como um estímulo extra, uma fonte de energia para o trabalho que tínhamos diante de nós.
Como sempre, um pouco de estresse e irritação quando as ações não eram realizadas exatamente como planejadas ou realizadas dentro do cronograma inicial das atividades. Aí era hora de dar uma pequena parada, respirar fundo, pensar um pouco, refletir e começar do zero, explicando, ensinando e ajudando nas etapas. Este foi, sem dúvida, um dos momentos mais difíceis.
Ao ver o trabalho se concretizando, muita alegria, um pouco de orgulho e o sentimento de dever cumprido começaram aflorar não só em mim, mas pude perceber, em toda a equipe. Afinal, estávamos concluindo um projeto com a participação de vários alunos, auxiliares e colaboradores.  Esta alegria foi contagiante e podíamos vê-la nos rostos de todos, ela estava sendo expressa em nossas fisionomias, principalmente pelos alunos que efetivamente trabalharam arduamente pela realização do projeto.

 

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