quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TAREFA 7 - NOVAS TECNOLOGIAS


(foto de estúdio para treinamento no programa PRO TOOLS – O mais atual e usado no mercado mundial). Mais informações em: http://www.pro-tools.com


Este trabalho é um resumo do curso ministrado pelo professor Frank da disciplina Tecnologia Contemporânea na Escola. Tivemos muita informação sobre o assunto através da leitura do texto de Cíntia Campolina de Onofre que fala sobre Música por Computador: novas possibilidades de criação e profissionalização.
Segundo Pierre Lévy. “A relação intensa com o aprendizado, com a transmissão e a produção de conhecimentos não está mais reservado para uma elite, mas diz respeito à massa das pessoas em sua vida diária e em seu trabalho.”
Como imaginarmos a redação de um jornal sem um computador? Ou um banco sem informatização? Para algumas profissões, o computador como instrumento de trabalho tornou-se imprescindível. No campo musical, igualmente o uso do computador está cada vez mais se aprimorando. Entretanto, se por alguns anos pensou-se que o computador substituiria a mão de obra nas profissões – o que hoje sabemos ser uma afirmação errônea – em música é oportuno lembrar que a nova tecnologia possibilita ao músico inúmeras opções para profissionalização, abrindo assim novos campos de trabalho. Tracemos um histórico da música por computador para entendermos quais as possibilidades profissionais ele pode oferecer. Segundo Moore [1] – professor do departamento de música da Universidade da Califórnia – o primeiro trabalho produzido por computadores advém da década de 50 e era centrado na utilização de computadores para compor música . A composição era de acordo com regras expressas por meio de linguagens de programação. Ele conta que desde essa época os computadores vêm sendo usados para estudar análises de partituras musicais por musicólogos e observa que a maioria da utilização se refere à criação de sons, a utilização de computadores como instrumentos musicais, vindo da música eletrônica. Porém tendo pouco a ver com a música eletrônica tradicional, como a música concreta ou dos sintetizadores de música analógica tipo Moog. De acordo com essas afirmações o médico e pesquisador Sabattini [2], aponta para a complexidade da música realizada pelos computadores:
“vista como um domínio do conhecimento, a música computacional é uma das atividades mais interdisciplinares que existem, englobando muitos aspectos de música (composição, performance, musicologia), ciência da computação (programação, inteligência artificial), engenharia elétrica (circuitos analógicos e digitais, arquiteturas de máquinas,processamento digital de sinal), psicologia (percepção, cognição) e física (acústica).”
Para os professores a livre interpretação da obra de Arte como objetivo de ensino é importante porque todos podemos compreender e usufruir de uma música criada a partir da contextualização histórica, social, antropológica e estética da obra.
Letras de músicas que se expressam sobre tecnologias:
TECNOLOGIA
Start
E começa mais um dia
Cotidiano e tecnologia
Eu posso ver em 3ª dimensão
Cinema preto-e-branco pela televisão
Eu vou compor uma música eletrônica
No meu violão
Eu poderia destruir a bomba atômica
Com meu controle remoto
Stand by
Tecnologia! Dia-a-dia
Restart
Com uma lógica analógica
A minha vida é um vídeo game
E com minha caneta ótica
Escrevo holografia em poesia concreta
E vou compor uma música eletrônica
No meu violão
E poderia destruir a bomba atômica
Com meu controle remoto
Stand by
Tecnologia! Dia-a-dia
Astronautas

AMORES ELETRÔNICOS
Amores são biônicos – Também são eletrônicos
E com domínio virtual
Amores são platônicos – Também aerodinâmicos
E com memória digital
Eu vou mesmo acabar com essa relação
Antes que caia a minha ou a sua conexão
Ou vou acelerar todo o meu HD
Pra ver se dessa forma fico bem mais perto de vc
AMORES ELETRÔNICOS – DOMÍNIOS VIRTUAIS
AMORES PLATÔNICOS – MEMÓRIAS DIGITAIS
Amores não-modernos – escritos nos cadernos
E com domínio pessoal
Amores não-platônicos – de nada eletrônicos
E com rede sensorial
Eu quero acabar com a comunicação
Ou enviar e-mail e discutir a relação
Ou vou acelerar todo o meu HD
Pra ver se dessa forma fico bem mais perto de vc
AMORES ELETRÔNICOS – DOMÍNIOS VIRTUAIS
AMORES PLATÔNICOS – MEMÓRIAS DIGITAIS

MINHA OPINIÃO PESSOAL:
Achei interessante ressaltar essas duas músicas porque sempre que pensamos em letra de música falando em tecnologia, achamos que são frias e sem alma, mas ao contrario, essas letras transmitem sentimentos. A música TECNOLOGIA, demonstra preocupação com a bomba atômica que é uma violência contra o mundo, e a outra de nome AMORES ELETRÔNICOS, fala de amores que é o sentimento maior no ser humano. As letras dessas duas músicas, me fazem refletir que através da arte é possível desenvolver a percepção, a imaginação e também a capacidade critica, permitindo analisar a realidade em que hoje vivemos, e desenvolver nossas habilidades, nossa criatividade e assim nos tornamos capazes de mudar a realidade.
Mesmo que os programas hoje existentes sejam capazes de possibilitar que qualquer pessoa grave um CD como se fosse um excelente cantor, esperemos que a tecnologia traga para nossos jovens muita criatividade, que surjam novos talentos e que ajude à profissionalização de muitos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: