terça-feira, 27 de julho de 2010

CANA PUM

                                                                     
Aos meus queridos alunos, amigos, familiares e visitantes.

Encontrei esta poesia através de pesquisa na Internet e fiquei muito emocionada ao lê-la, pois tive contato com esta frutinha quando ainda era criança, porém nunca saiu de minha memória, tanto que recentemente, brincando com uma colega, falei que estava parecida com uma cana pum e ela perguntou "o que é isso"?.

Sempre me perguntava se ainda existia esta linda fruta.

Quando li a poesia, Cana pum: Deus a favoreceu. Fiquei muito emocionada porque ela transmitiu exatamente a mesma emoção de quando brincava quando era criaça, ficava fascinada...

 Cana pum: Deus o Favoreceu
                                                 Félix Vasconcelos
O cana pum é um fruto

pequenininho dentro de um saquinho
que o protege com carinho
tornado-o oculto.

Isto me fascina.
Mostra que Deus o favoreceu
e dos insetos o protegeu!
A natureza é uma doutrina.

O arbusto é chamado
pé de cana pum pelo sertanejo.
O frutinho é puro desejo.
É redondinho, por todos amado.

Quando criança eu brincava
com um saquinho na mão,
na testa eu batia, que explosão!
O som do "papoco" me fascinava.

Saquinho estourado,
o fruto aparecia,
logo eu comia com alegria
o fruto amarelo-dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: