quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tecnologias Contemporâneas na Escola 3, Atividade 1: Resenha do Documentário " Muito Além do Cidadão Kane" e o filme "O Quarto Poder"

O documentário “Muito Além do Cidadão Kane” que relata assuntos obscuros que a Rede Globo omitiu ao seu publico, mostra que há sim um monopólio dessa emissora com diversos aspectos sociais e políticos, mostra também um comando crescente da TV Globo na imprensa brasileira envolvendo acordos ilegítimos com empresas estrangeiras, um apoio absoluto aos governos ditatoriais no Brasil e tudo o que estivesse ao seu alcance para garantir seus méritos, o que inclui ate a manipulação de debates para eleger o governo, como foi o caso do Collor de Melo.
Muita manipulação de dinheiro foi feita para calar redações que possivelmente mostrasse alguma corrupção por parte do poder legislativo. O documentário também mostra a rapidez em mostrar noticias que ocorria em alguns estados brasileiros, utilizavam outros meios de comunicação para confundir a opinião publica. Mesmo com tanta disposição em esconder este documentário não foi com êxito que conseguiram esconder, no You Tube é fácil ver este documentário.
O filme “O Quarto Poder” mostra claramente o capacidade que a mídia tem na sociedade e na vida das pessoas. Mesmo com um final triste do homem que somente queria 5 minutos para pedir seu emprego de volta, serviu ele de alvo para imprensa e um jornalista obcecado pela fama. Pude observar que existia uma competição muito grande entre emissoras, o que podemos ver em ibope, uma concorrência na posição de primeiro lugar; o jornalista que fez toda a situação fica com a fama; mais acaba matando com sua astucia o homem, levando para vida real o desejo de estar nas telinhas e ser foco das atenções, da oportunidade para esses jornalistas fazerem seus trabalhos.
Hoje podemos ver que tem bastante relação com a realidade este documentário e o filme, pois tratam da ganância por posição de destaque, mexendo com o pensamento de uma população e transmitindo por varias das vezes algo que não é a pura realidade. Enfim é dever ter uma caráter critico, ser critico não é ser contra, mais saber como ponderar o que esta sendo exposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: