sábado, 4 de setembro de 2010

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UnB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Prof.: Kelly Christiny Gonçalves Caetano
Unidade 2, Atividade 5.


ANÁLISE DA NOVELA PASSIONE



A novela que escolhi para se analisada é uma novela brasileira chamada Passione, escrita por Silvio Abreu, produzida e exibida pela Rede Globo. Destinada para todo público exceto aos menores de 10 anos.

A telenovela é muito bonita, com tramas envolvendo relações e segredos familiares com tems polêmicos da atualidade, mostrando a realidade do cotidiano contemporâneo brasileiro. Abordam vários temas, como paixões arrebatadoras, grandes segredos, falcatrua e traição, tudo isto misturado com a ficção.

Esses temas me chocam porque está muito próximo da realidade, por exemplo, a droga usada pelo personagem Danilo para impulsionar a sua carreira de atleta. O aborto clandestino que quase levou à adolescente a morte, a prostituição de mãe de família que se entrega a relacionamentos com rapazes mais jovens por algumas horas de sexo e luxúria.

O autor da novela misturou realidade com ficção de uma maneira tão bem feita e conectada com os mistérios existentes em um tema com o outro, aguçando assim a curiosidade do telespectador, que não dá para perder um capítulo para não ficarmos perdidos.

Os valores éticos e morais são muito bem colocados de maneira que percebemos bem no personagem da Fernanda Montenegro como matriarca da família e, no personagem do Tony Ramos mostrando o valor de ter uma família com princípios morais de honestidade união, bem estruturada e principalmente amorosa.

O cenário da novela é glamoroso, as casas são sempre bem decoradas com o maior bom gosto, até as senas no mercado são deslumbrantes. As primeiras cenas na Itália foram divinas, com suas paisagens diferentes, bonitas como as paisagens brasileiras, porém diferentes. É muito bom quando observamos paisagens e culturas de outros lugares e outros povos.

Todo o figurino da novela é muito bonito, caracterizando os personagens, o de Clara, por exemplo, quando estava trabalhando de enfermeira, usava seu uniforme branco e a maquiagem era normal, parecia uma moça pura. Fora dali era seu traje era jeans colados e decotes ousados, saltos altos, maquiagem exagerada e vulgar. Todas as caracterizações dos atores são no estilo de cada personagem.

Com certeza o figurino desta novela acaba influenciando os telespectadores, pois, o comércio logo lança a mão da moda para lançar no mercado e também todos os acessórios que aparecem na cena, dos batons aos esmaltes até cortes e cores dos cabelos, os telespectadores se beneficiam dos detalhes pra criar seus próprios estilos.

Existem muitas críticas para os telespectadores de novelas, porém cada pessoa tem o direito de escolher, seus programas para divertimento. Olhando pelo lado crítico, muitas cenas é melhor não assistir de tão chatas, porem tem muitas cenas boas que nos dão até lição de vida.


“A vida é uma bela fantasia que todos vestimos juntos”.
“Charles Chaplin”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: