sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cantinho do blog reservado para o meu projeto Interdisciplinar de Artes Visuais.


                                    Ideia do Projeto

                        Nome do projeto: Paisagismo Vertical na Escola
 
Paisagismo é  uma arte de constituir ou reconstruir intencionalmente o ambiente com recursos naturais, envolvendo arte,  ciência  técnica, bom senso, bom gosto e a criatividade, modificando as áreas ao ar livre e também os ambientes fechados, com a finalidade de melhorar seu aspecto e a utilização pelo homem.




Educação ambiental tem sido um ponto frequentemente discutido nos diversos campos da ciência que é tida como uma das maiores atividades humanas na área do conhecimento. 
 Partindo desse contexto, o presente projeto pretende apresentar ações simples, criando o  Paisagismo Vertical na Escola, com a finalidade de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente e também da parte estética. 
A minha motivação veio através do gosto pela natureza, do desejo de transformar o espaço natural da escola em um ambiente mais agradável e condizente com um ambiente escolar. Ao mesmo tempo, proporcionar aos alunos novas possibilidades de conhecimento nesta área, mostrando aos mesmos que o Paisagismo não é só uma técnica de plantar aleatoriamente mudas de plantas. O paisagismo é a arte e a técnica de promover o projeto, o planejamento,a gestão e preservação dos espaços livres, urbanos ou não, de forma a acionar micro e macro-paisagens indo muito além, com os cuidados dos bens naturais mais preciosos que possui a terra: a nossa  fauna, flora, água e solo.
Pensando em melhorar um pouquinho a aparência da escola onde será aplicado o Projeto, pesquisei bastante na internet e encontrei algo muito simples que poderá ser feito com os alunos e com a ajuda dos funcionários. Ao mesmo tempo em que o projeto será aplicado, os alunos vão aprender a fazer e também ganhar um "cantinho" bem bonito perto do refeitório. Trata-se de um Paisagismo Vertical, construído com garrafas pet. No início pensamos em fazer no canto do muro nos fundos da escola, depois chegamos a conclusão que ficaria melhor ao lado do refeitório  pois neste local é onde o muro está mais feio e onde os alunos interagem com os colegas na hora do lanche.
Para a aplicação do projeto nesta escola, primeiramente foi feita uma reunião com a diretora, depois com a supervisora, logo depois com os alunos. Ficou combinado que eu poderia assumir a sala escolhida para as aulas nos dias das aulas de arte e os alunos trariam de suas casas as garrafas pet cortariam e também pintariam o muro, com a colaboração da professora regente. Estamos fazendo tudo com antecedência para poder ficar pronto no dia certo. Falta marcar o dia do plantio. Para isso, estou pedindo ajude de outras turmas que estejam dispostos a ajudar.

Escola onde será aplicado o projeto.
 






Jardim da escola precisando de cuidados.







Pátio da escola precisando de verde e beleza.







Refeitório, logo atrás, o muro que vai ser aplicado o Paisagismo Vertical, escolha dos alunos.







 Situação do muro que será pintada de cor verde água, escolha também dos alunos.






                  Após a aplicação do Projeto Vertical o cantinho ficará assim depois de pronto.






Fontes: http://blogandoumuarama.blogspot.com.br/2006/05/projeto-paisagismo-na-escola.html
Fonte: artigo publicado originalmente em www.floresta.ufpr/~paisagem

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: